Cereus jamacaru DE CANDOLLE (CACTACEAE), O MANDACARU DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Michele de Souza Leal Sales UFPI
  • Lívia do Vale Martins UFPI
  • Iael de Souza UFPI
  • Maria do Socorro Meireles de Deus UFPI
  • Ana Paula Peron Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v20i2.6353

Resumo

Este estudo teve por objetivo reunir informações, por meio de uma revisão da literatura científica, sobre a importância medicinal, econômica e ambiental da espécie Cereus jamacaru, o popular mandacaru, para a Região Nordeste do Brasil, com o intuito de estimular, cada vez mais, pesquisadores das mais diversas áreas em estudá-la e explorá-la cientificamente em benefício da população que dela depende. Esta planta predomina na caatinga devido à sua grande adaptação fisiológica, sobrevivendo a secas prolongadas. As camadas populares utilizam-na para a amenização de diversos males, como problemas nos rins e nos sistemas circulatório e digestório. Estudos científicos também demonstraram outros benefícios, como ação vasodilatadora e a propriedade de modificar o acúmulo e a liberação de norepinefrina nas terminações nervosas em algumas espécies de roedores. Também é utilizada como fonte de alimento e água, e por causa do seu porte arbóreo é de grande serventia na construção de casas. Também possui expressiva importância ambiental servindo de alimento para insetos. Estes aspectos são suficientes e relevantes para que os órgãos de fomento à pesquisa apoiem as iniciativas dos pesquisadores, salvaguardando o modo de vida das comunidades carentes, como também possibilitando a fabricação de novos fármacos, que poderão servir de matériaprima de exportação para outras regiões do Brasil.

Biografia do Autor

Michele de Souza Leal Sales, UFPI

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí.

Lívia do Vale Martins, UFPI

Acadêmica do Curso de Pós-graduação em Genética e Melhoramento do Campus Ministro Petrônio Portella, Universidade Federal do Piauí.

Iael de Souza, UFPI

Socióloga. Mestre em Sociologia. Docente do Curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí.

Maria do Socorro Meireles de Deus, UFPI

 

Bióloga. Doutoranda em Ecologia. Docente do Curso do Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí.

Ana Paula Peron, Universidade Federal do Piauí

Bióloga. Doutora em Genética e Melhoramento. Docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barro, Universidade Federal do Piauí. Docente e Orientadora do Curso de Pós-graduação do Campus Ministro Petrônio Portella, Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2015-12-22