Avaliação da ansiedade infantil prévia ao Tratamento odontológico. Assessment of childhood anxiety prior to dentistry care.

Autores

  • Marcia de Freitas Oliveira Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Marcus Vinícius Marques de Moraes Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Diego Davi Cardoso Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v18i1.3736

Palavras-chave:

Ansiedade ao tratamento odontológico, Assistência odontológica para crianças, Criança

Resumo

RESUMO: A ansiedade infantil frente ao tratamento odontológico tem sido motivo de estudos por diversos pesquisadores, uma vez que o conhecimento da emoção infantil ajudaria o cirurgião-dentista a identificar a melhor técnica de manejo do comportamento para o sucesso do atendimento. O desenvolvimento e aplicação pelo profissional de instrumentos de avaliação da ansiedade infantil, válidos e confiáveis, podem atuar como método auxiliar para o atendimento odontológico da criança. O grau de ansiedade de 32 crianças que compareceram para atendimento odontológico na Clínica de Odontopediatria da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi avaliado através do teste VPT modificado e relacionado com a idade, gênero e procedimento executado no dia do atendimento. Para análise da idade em relação à ansiedade foi utilizado o teste de Spearmann, e foi notada uma correlação negativa (rho= -0, 35) significativa (p=0,05). Houve diferença significativa quando comparados os grupos etários (p=0,027). No entanto, quando feita a análise considerando a interação dos fatores tipo de tratamento e faixa etária, não houve diferença signifi cativa (p=0,860). Concluiu-se que o teste VPT modificado é um importante instrumento de medida o qual pode auxiliar o odontopediatra a prever o possível comportamento da criança frente ao tratamento odontológico.

Palavras-chave: Ansiedade ao tratamento odontológico. Assistência odontológica para crianças. Criança.

 

ABSTRACT: Children anxiety during dental treatment has been studied by many researchers as knowledge of children’s emotion would help the dentist to identify the best technique to handle children’s behavior for the success of the treatment. The development and application of valid and reliable tools for the professional assessment of children anxiety can act as an auxiliary method in children dental care. The anxiety level of 32 children who attended the dental clinic at the Pediatric Dentistry Foundation of the Regional University of Blumenau (FURB, in the Portuguese acronym) were evaluated according to the modified VPT test and related to age, gender and procedure performed on the day of the treatment. For the analysis of age related to anxiety, the Spearman test was used and a negative correlation was observed (rho = -0, 35) (p = 0.05). There was a significant difference when comparing the groups (p = 0.027). However, in the analysis which took into account treatment type and age, no significant difference was observed (p = 0.860). It was concluded that the modified VPT test is an important measurement tool which can assist the dentist to predict children´s behavior during dental treatment.

Keywords: Dental anxiety. Children Dental Care.Child.

Biografia do Autor

Marcia de Freitas Oliveira, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Profa. Dra. em Odontopediatria

Professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Odontologia

Disciplina de Odontopediatria

Marcus Vinícius Marques de Moraes, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Prof. Dr. do curso de Fisioterapia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Diego Davi Cardoso, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Cirurgião-dentista formado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

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Publicado

2012-12-17