FORMAÇÃO HUMANÍSTICA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA. DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i1.0005

Autores

  • Ana Cristina Kovalik
  • Alessandra de Souza Martins
  • Wagner Izumi Sawada Germiniani
  • Leide Mara Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i1.2969

Palavras-chave:

educação em odontologia, humanização pedagógica, satisfação do paciente.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a sincronia entre a teoria e a prática dos docentes e discentes em relação à política de humanização do atendimento em saúde proposto desde a criação do SUS. Com a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, a partir de 2002 houve a intensifi cação desta proposta, pela adição ao currículo mínimo de disciplinas que priorizem a questão humanística do atendimento, por entender que a transição do perfi l de profi ssional unicamente tecnicista só ocorrerá se houver mudanças na abordagem ao paciente desde a graduação onde o aluno inicia seu contato com os pacientes. Concluiu-se que as instituições de ensino superior em odontologia estão rompendo a hegemonia do tecnicismo, porém, estão ocorrendo falhas na prática cotidiana, por que alunos e professores não estão conseguindo associar o aspecto ético-humanístico às habilidades técnicas e motoras durante o relacionamento entre si e com os pacientes. A primeira mudança deve ocorrer em relação aos docentes.

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