Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1 A Revista PUBLICATIO UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ISSN 1676- 8485), destina-se à publicação de trabalhos de pesquisa básica e aplicada. A maioria das páginas da revista é reservada para: pesquisa original; observações clínicas com análise e discussão; relatos de casos ou reuniões clínicas, com discussões; estatísticas epidemiológicas, com análises e discussões; descrições ou avaliações de métodos ou procedimentos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. Portanto, são aceitos para submissão artigos originais, de revisão, estudo de caso clínico e comunicações breves.

 1.2 Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. A Revista PUBLICATIO UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde reserva todos os direitos autorais do trabalho publicado, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução com devida citação de fonte.

1.3 A Revista PUBLICATIO UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde receberá para publicação trabalhos redigidos preferencialmente em inglês e/ou português, ficando os textos dos mesmos sob inteira responsabilidade dos autores, assim como a revisão ortográfica e gramatical da língua inglesa e/ou portuguesa. Os textos publicados não refletem obrigatoriamente a opinião dos Editores Associados e do Corpo de Consultores.

1.4 Os passos para submissão são: Realizar um cadastro prévio pelo sistema, inserir dados pessoais, pronome de tratamento como titulação, área de interesse para os encaminhamentos pertinentes e clicar no item AUTOR para aparecer o ícone para submissão do artigo posteriormente, sempre salvando ao final.

Deverão constar, na CARTA DE APRESENTAÇAO, abaixo do título: os nomes dos autores, a filiação (instituição/cidade/país), e o autor para contato (identificar o autor para contato com o simbolo * no nome, endereço completo, telefone e email).

1.5 A Revista PUBLICATIO UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde reserva o direito de submeter todos os originais à apreciação do Editor Associado e Corpo de Consultores, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo, inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Nesse caso, o referido trabalho será reavaliado pelos consultores.

1.6 Cabe ressaltar que a revista será de divulgação aberta e on line.

1.7 Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em casos de absoluta necessidade e a critério da comissão editorial, com custos para os autores.

1.8 Todos os trabalhos que envolvam estudo com seres humanos e animais, incluindo-se órgãos e/ou tecidos isoladamente, bem como prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos, deverão estar de acordo com as normas para pesquisa em seres humanos e animais. Deve constar na metodologia o número de aprovação da pesquisa nos respectivos comitês de ética. Ressalta-se que a carta de aprovação dos comitês deverá ser anexada no momento da submissão do artigo como material suplementar devidamente identificada.

2. DA APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL

Publicatio UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde
Publicatio UEPG - Biological and Health Sciences

ESCLARECIMENTOS E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os originais destinados à Revista PUBLICATIO UEPG - Ciências Biológicas e da Saúde deverão ser redigidos de acordo com as seguintes normas:

2.1 Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4 (210 mm X 297 mm) com espaço 1,5cm e margens superior, inferior, direita e esquerda de 2.5cm de cada um dos lados, perfazendo o máximo de 30 páginas, incluindo as ilustrações (gráficos, tabelas, fotografias etc.) e referencial. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para notas de rodapé e título que deverão apresentar corpo 9 e 14 respectivamente.

2.2 Ilustrações:
- devem ser de boa qualidade;
- podem estar inseridas no corpo do texto desde que o arquivo não ultrapasse 10MB, se ultrapassar as imagens devem ser encaminhadas em separado do texto, numeradas em algarismos arábicos.;
- legendas podem vir inseridas no texto ou em folha à parte com indicação do local aproximado de inserção no corpo do texto;
- figuras digitais devem ser apresentadas em JPG - 300 dpi de resolução em CD);
- gráficos devem ser apresentados no programa Excel ou no Word;
- mantendo as devidas proporções, usar tamanho máximo de largura de 8,5 cm ou 17,5 cm x 23,5 cm.

 2.3 Tabelas e quadros
- legendas serão colocadas na parte superior. Numeradas em algarismos arábicos, conforme norma ABNT NBR 14724 de 17/03/2011.
- usar tamanho máximo de largura de 8,5 cm ou 17,5 cm.

2.4 As notas devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. Se houver nota no título, ela receberá asterisco e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. Estas devem ser feitas no corpo do trabalho.

2.5 Recomenda-se anotar, no texto, os nomes compostos e dos elementos, ao invés de suas fórmulas ou símbolos; preferencialmente, os períodos de tempo, também por extenso, ao invés de números; binômios da nomenclatura zoológica e botânica, por extenso e sublinhados, ao invés de abreviaturas;  os símbolos matemáticos e físicos, conforme as regras internacionalmente aceitas e os símbolos métricos, de acordo com a legislação brasileira vigente.

2.6 No preparo do DOCUMENTO PRINCIPAL, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Cabeçalho:
Título do artigo e subtítulo (quando o artigo for em PORTUGUÊS, colocar título e subtítulo em português e inglês; quando o artigo for em INGLÊS, colocar título e subtítulo em inglês e português). SEM A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. A identificaçao dos autores: com nome do(s) autor(es), a filiação (instituição, cidade, país) e para o autor correspondente além do nome e filiação inserir * endereço completo com CEP, telefone e email. Tais dados deverão vir na CARTA DE APRESENTAÇÃO.

b) Resumo
Consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, com as principais conclusões, em no máximo 250 palavras. Não necessita destacar subitens no corpo do resumo como, introdução, objetivo, material e métodos, resultados e conclusão.

c) Palavras-chave- Correspondem às palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. No máximo 5. Para área da saúde, solicita-se a consulta aos descritores (http://decs.bvs.br/)

d) Abstract- Consiste na apresentação concisa, em inglês, dos pontos relevantes do texto, com as principais conclusões, e deve conter, no máximo, 250 palavras.

e) Keywords- Correspondem às palavras ou expressões em inglês que identificam o conteúdo do artigo. No máximo 5.

f) Texto- Introdução, material e método, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (quando houver).

g) Referências- Preferencialmente usar a norma ABNT ( http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf) NBR-6023/2002, bem como Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html) - sistema numérico.  Contudo, as referências devem ser formatadas de forma consistente ao longo de todo o texto, utilizando umas das normas acima citadas. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais.


Obs.: A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em notas de rodapé.

Alguns exemplos de referências bibliográficas:


Livro com um autor:
SANTI, V.

Livro com dois autores, elencar os nomes:

FIDALGO, O.;  BONONI, V. L. R.

 

Livro com três autores, elencar os nomes conforme a ordem que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula:

ALMEIDA, J. C.; VARGAS, F.; LOBATO, M. L.

 

Mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, seguido da expressão "et al."

CORREA, C. P. et al.


Capítulo de livro
STAHL, S. S. Marginal lesion.
In: GOLDMAN, H. M.; COHEN, D. W. Periodontal therapy. 5.ed. St. Louis: Mosby, 1973. p. 94-98.

Tese
JANSEN, J. L. Modificação da superfície de partículas sólidas através de tensoativos não iônicos em solução aquosa: adsolubilização de esteróides, ácidos barbitúricos e outras moléculas ativas. Paris, 1995. 734 p. Tese (Doutorado em) - Université de Paris-Sud. 

Artigo de periódico
TAKEDA, I. J. M.; GUERRERO, R. T. Fungos endófitos do gênero Xylaria em Ilex paraguariensis St. Hil (Aquifoliaceae). Publicatio UEPG Ciências Biológicas e da Saúde, Ponta Grossa, v.1, n.3, p.109-125, 1997.

 

Maiores detalhes sobre referenciação, consultar norma NBR 6023/2002 ou o Manual de Normalização Bibliográfica para Trabalhos Científicos no endereço:

http://ead.uepg.br/site/wp-content/uploads/2016/02/LIVRO_Manual-de-Normaliza%C3%A7%C3%A3o-Bibliogr%C3%A1fica.pdf

 

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de itálico e sublinhado (exceto em endereços URL); E as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.