JOGOS VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS DE ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marcela Da Silva Soares, Caroline Pacievitch

Resumo


A pesquisa teve por objetivo analisar os conhecimentos históricos mobilizados por estudantes do 7º ano a participarem de jogos eletrônicos envolvendo conteúdos da disciplina de História. O estudo de caso foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Professora Shirley Saurin- Ensino Fundamental situada no município de Palotina-Pr. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com todos os alunos da escola para identificar a importância e a proporção em que esta tecnologia estava inserida no contexto dos alunos. Com a tabulação e análise dos resultados estabeleci critérios para escolha de uma turma para aplicar um jogo virtual. A turma que mais se identificou com este recurso da cultura digital, mais especificamente o jogo, foi o 7º ano, e o jogo escolhido foi “A Aldeia Virtual,” do site Pibmirum que vinha ao encontro dos conteúdos das aulas que estavam sendo desenvolvidas ao longo do ano. Com o desenvolvimento do projeto foi possível identificar alguns traços de mobilização de conhecimento histórico, principalmente, porque os alunos se sentiram valorizados por ter uma professora mostrando interesse em melhorar o nível de aprendizagem dos mesmos. Além disso, observou-se nos alunos uma maior facilidade de expressão e na escrita, mesmo por se tratar de um jogo simples comparado ao habitualmente jogado pelos alunos. O nível de interesse pelo jogo e por todo o conteúdo que permeou as aulas anteriores e posteriores ao jogo foi alto, o que evidencia que os alunos querem jogar na escola. Esta pesquisa também me proporcionou repensar e melhorar a prática pedagógica enquanto professora da educação básica.


Palavras-chave


Ensino de História, Cibercultura, jogos virtuais.

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