ENTRE HISTÓRIA E HISTÓRIAS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE LEITURA E DESEMPENHO ESCOLAR.

Edilaine Grzygorczyk, Luis Fernando Cerri

Resumo


O objetivo geral desse trabalho é realizar uma análise a respeito da relação existente entre a leitura efetivada através do empréstimo de livros da biblioteca da escola e o desempenho escolar dos alunos que o fazem. Como estudo piloto, trabalhar-se-á com o Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, que se situa na periferia de Ponta Grossa. Trabalhamos em cima da visão de que a escola é um espaço onde as desigualdades sociais ainda tendem a ser reproduzidas, por exemplo, através do currículo oculto (discutido por McLaren e Apple), e que a leitura, e principalmente a leitura crítica como apontada por Paulo Freire e Ezequiel Silva, pode funcionar como uma ferramenta para ultrapassar essas imposições. Iremos analisar, a partir de um levantamento historiográfico, traçando estatísticas através do programa SPSS, o desempenho de alunos que têm o hábito da leitura e dos que não o têm; partindo da ideia de que os alunos que tivessem esse hábito, tendo um maior contato com os textos, apresentariam uma melhor capacidade de interpretação, o que os levaria a um melhor desempenho em sala de aula. Através dos resultados obtidos será feito um levantamento de informações que contribuam para subsidiar atividades de ensino para o aperfeiçoamento da utilização das bibliotecas pelos professores como parte da didática escolar. Espera-se ainda, como resultado, contribuir para o estímulo à leitura e o uso das bibliotecas escolares como atividade de ensino e aprendizagem imprescindíveis à formação dos alunos

Palavras-chave


leitura; biblioteca escolar; currículo oculto

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