A ESCOLA MUNICIPAL DA COLÔNIA DONA LUIZA E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE LOCAL NAS DÉCADAS DE 1950-1970.

Nelci Aparecida Ruth, Helena Ragusa

Resumo


A presente pesquisa tematiza a história local, enfocando a Escola Municipal da Colônia Dona Luiza e analisando sua relação com a comunidade nas décadas de 1950 a 1970. O objetivo deste estudo foi analisar as representações de ex-alunos e antigos moradores a respeito da Escola Isolada da Colônia Dona Luiza, no município de Ponta Grossa. Além do uso da fonte oral, também nos utilizamos de outras fontes, tais como as de caráter bibliográfico e também aqueles que pertencem ao universo da cultura material escolar, como foi o caso das atas de exames anuais dos livros de registros escolares. Até meados do século XX a região era povoada apenas por imigrantes europeus, principalmente russo-alemães, sendo que a abertura para moradores de outras etnias se deu após o loteamento e doação de terrenos para famílias que se dispusessem a morar na localidade. A partir desta e outras constatações, foi possível perceber que este fato contribuiu para que a colônia adquirisse ares mais urbanos, com características de bairro.


Palavras-chave


História Local, Colônia de Imigrantes, Memórias

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