REPRESENTAÇÕES DOS NEGROS NA HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD - 2015

Juliana Aparecida Nunes, Luis Fernando Cerri

Resumo


Esta pesquisa apresenta os resultados do trabalho de conclusão de curso que busca compreender de que maneira os negros são representados ao longo da História do Brasil por meio da análise de Livros Didáticos de História. Para isso, são abordados pontos cruciais como a trajetória do negro no Brasil, o mercado editorial e todas as tensões que permeiam a produção, distribuição e utilização de Livros Didáticos. Também, são mencionados conceitos de extrema importância para a Didática da História como mediação didática, consciência histórica e formação de identidade. Foram escolhidos livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático- PNLD de 2015, por serem os mais recentes a estarem nas escolas. O critério de seleção entre todas as coleções foi utilizar as mais vendidas por estarem em maior número nas escolas de todo o Brasil, atingindo diversos estudantes. Para isso, foram levantados dados disponíveis no site do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- referente às coleções mais vendidas por componente curricular. Por meio do levantamento bibliográfico feito, percebeu-se que a maioria das pesquisas voltam-se ao período de escravidão e ao Ensino Fundamental.  Através da análise dos guias dos livros didáticos mais recentes- de 2013 a2017- ficou claro que é muito restrita a abordagem do negro no período pós-abolição. Por esse motivo, esse trabalho pretende analisar as representações dos negros nos livros do Ensino Médio durante o Período Republicano.


Palavras-chave


Livros Didáticos; Negros; História do Brasil Republicano; Ensino Médio

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